Apresentação

Massartella_sp_nObjetivando atualizar periodicamente a lista das espécies de Ephemeroptera registradas para o Brasil, bem como servir de fonte de integração e de fácil acesso aos interessados no grupo, há quase 10 anos foi elaborado e lançado o site Ephemeroptera do Brasil.  Naquela época, 10 famílias, 63 gêneros e 166 espécies foram incluídos na lista (Salles et al. 2004).

Com o intuito de torná-lo mais útil, desde então o site vem passando por algumas alterações.  E agora, a partir do desenvolvimento de um projeto em parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), o site Ephemeroptera do Brasil passará por uma nova e importante fase.  Além da atualização da lista, que já conta com 73 gêneros e 286 espécies (maio de 2013), novas ferramentas serão incorporadas.  A mais importante, sem dúvida, será a elaboração a médio prazo, para cada táxon registrado para o Brasil, de uma página exclusiva (inicialmente as páginas serão elaboradas para as espécies e gêneros registrados para o Espírito Santo).  Ao clicar nos táxons registrados para o país (famílias, gêneros ou espécies), o usuário terá acesso a diversas informações, como distribuição geográfica (incluindo mapas), bibliografia, diagnose, dicas de identificação, aspectos ecológicos entre outros.  Além disso, serão disponibilizadas chaves de identificação (para famílias e gêneros) e ilustrações (fotografias e desenhos) de hábitos e estruturas de valor diagnóstico.  A ideia central é que o site se torne não só uma ferramenta de consulta sobre a distribuição das espécies no Brasil, mas também uma fonte segura, atualizada e bem ilustrada de identificação.

Para que todos os táxons tenham suas respectivas páginas, muito tempo e trabalho serão necessários.  Por conta disso, as disponibilizações serão feitas em etapas, as quais são apresentadas logo abaixo (entre parênteses datas previstas de conclusão).  Se você tem sugestões ou críticas, não deixe de entrar em contato.

a) Lançamento do novo site e disponibilização da nova lista (mai/2013);

b) Disponibilização das páginas de família e chave para as famílias (jul/2013);

c) Disponibilização das páginas e chaves de gêneros de Baetidae (dez/2013);

d) Disponibilização das páginas e chaves de gêneros de Pannota (Caenidae, Coryphoridae, Leptohyphidae, Melanemerellidae) (jan/2013);

e) Disponibilização da página e chave de gêneros de Leptophlebiidae (mar/2014);

f) Disponibilização das páginas e chaves de gêneros de Ephemeroidea (Ephemeridae, Euthyplociidae e Polymitarcyidae) e Oligoneuriidae (abr/2014);

g) Disponibilização das páginas referentes às espécies registradas para o Espírito Santo (set/2014);

h) Disponibilização das demais espécies (ainda sem data).